Eu aqui com os meus botões, me peguei pensando: qual seria a coisa que a mulher tem mais APEGO no seu corpo? Rapidamente me veio uma resposta meio óbvia: o cabelo. Isso se justifica pela dificuldade em que temos de cortá-los (falo em maioria). Na dificuldade em arriscarmos, um corte super inovador, uma cor mais ousada, um adereço incomum. Mulher tem MUITO apego a cabelo, de uma maneira geral. Quem nunca voltou revoltada do salão, dizendo que o cabeleireiro cortou mais do que devia? Não sei se está no nosso imaginário, se é apenas fruto de cultura que diz que mulher tem que cultivar a "feminilidade", e, nesse caso, o cabelo grande significa ser mais feminina do que os curtinhos. Isso pode ser um mero devaneio, mas temo que não. Pelo menos ao meu redor, com as mulheres que convivi e convivo, o cabelo grande é o "carimbo da feminilidade da mulher".

Partindo da premissa acima, me coloco imaginando a mulher que passa pelo processo do tratamento de câncer e tem os cabelos DESTRUÍDOS. Como deve ser difícil perder "a nossa identidade feminina". Sei que nesse momento o mais importante é lutar pela vida, mas não há de se negar que é duro para as que passam por isso perderem aquilo que mais acham que as embelezam no corpo. Não sou hipócrita, sei que a totalidade do ser humano não se resume ao seu cabelo, à sua bunda ou ao seu peitoral. Mas, justamente por não ser hipócrita, me coloco no lugar delas e me imagino mais frágil e com a auto-estima abaixo de zero por conta disso. Não deveríamos nos sentir assim. Mas somos humanos. E sentimos. E ponto.

Uma campanha muito linda está ganhando força no Brasil. Mulheres com vastas cabeleiras abrem mão dos seus cabelos para doar para a confecção de perucas que serão doadas à mulheres que ficaram carecas por conta do tratamento quimioterápico. Uma dessas lindas pessoas foi a minha amiga Camila Brasil. Ela é oceanógrafa, e agora faz mestrado em Pernambuco. Cultiva uma linda e loira cabeleira faz tempo, é GATA , gatíssima, e conseguiu abrir mão de uma bela parte do cabelo para esse gesto nobre. Olhem a sequência de fotos dela!



Cabelão na cintura...