Além da Beleza: Eita! Nossos amados cosméticos podem ferrar com o planeta? #Parte 1: Sobre as micro-esferas esfoliantes...


Olá pessoal!

Título pomposo o desse post, não? Então...tem umas duas semanas que li em um site de divulgação científica algo que colocou no mesmo texto duas de uma das coisas que eu mais gosto na vida: cosméticos e...ciência. Então, como bióloga que sou, não posso ter acesso a certas informações e simplesmente ignorar. Mesmo que isso afete uma parte que goste bastante da minha vida.


Crédito dessa imagem: 5 Gyres Institute


Primeiro,vamos fazer um exercício? Pegue aí em casa os produtos que você usa para esfoliação ou de limpeza profunda (de corpo, de cabelo, de rosto). Achou? Segura a onda aí!



 Microesferas de polietileno como são comercializadas.

Para começar do começo: existe um componente na grande maioria dos produtos de esfoliação e limpeza profunda, derivado de petróleo, chamado de POLIETILENO ou POLIPROPILENO. Em inglês, micro-esferas são "microbeads" e a substância se chama  POLYETHYLENE ou POLYPROPILENE e esses termos são facilmente encontrados descritos no rótulo dos produtos. Apesar do nome difícil, o polietileno é apenas um tipo de PLÁSTICO, primariamente utilizado para fazer sacolinhas e afins. Por ser "molinho", ele pode virar micro-esferas para retirar as células mortas da nossa pele sem causar uma abrasão muito agressiva. Então, é utilizado em larga escala na produção de cosméticos para essa finalidade, em diferentes tamanhos. Existe tamanho que vai desde aquela bolinha que você sente amaciando a pele, até aquela que você NÃO SENTE (varia de 0,004 a 1,24 milímetros). Acredite.


Imagem gigante da micro-esfera esfoliante, rsrsr!


Sabemos que o uso das esferas nos cosméticos produz um excelente efeito, elas fazem o trabalho que precisa ser feito e não nos machuca. Mas então, COMO é que ele pode prejudicar o meio ambiente?

Tomamos banho, lavamos o rosto na pia, o cabelo e toda o produto retirado vai parar no esgoto. Por serem partículas muito pequenas elas escapam com facilidade das etapas de tratamento e podem flutuar (são plásticas) em corpos d´água onde o nosso esgoto (tratado ou não) é descartado: em lagos, rios, mares e oceanos. Já em suspensão na coluna de água, essas partículas podem trazer alguns problemas:

1. Cobertura do leito aquoso: as partículas mais pesadinhas ficam depositadas no fundo dos lagos ou rios, podendo sufocar a vida vegetal. Não precisamos ser biólogos para sabermos que a base das cadeias e teias alimentares (o velho e bom produtor primário) são os vegetais, não? Seja a base dessa relação for prejudicada, todo o resto desmorona!

2. Esponja de veneno: podem atuar como "esponjas" de poluentes químicos. Vários componentes químicos tóxicos podem ficar aprisionados nessas partículas, ficando disponível mais tempo para poluição ambiental;

3. Alimento: podem ser ingeridos como alimento por diversos animais que os confundem com outras coisas, como peixes, tartarugas, aves e alguns mamíferos. Muitos desses animais são ingeridos por nós. Então vamos comer plástico. A imagem abaixo ajuda bastante a entender essa parte:


Crédito dessa imagem: Greenberg/Facebook do Instituto Eco-Faxina.


Em uma recente publicação científica, estimou-se que o Lago Michigan (EUA) possui cerca de 17.000 micro-esferas de plástico por quilômetro quadrado do lago, chegando a 1,1 milhão de micro-esferas por quilômetro quadrado no Lago Ontario. Esses lagos fazem parte do chamado "Grandes Lagos" americanos. Ainda não vi nenhum publicação científica falando da realidade brasileira. Mas somos o 2º país do mundo e consumo de produtos de beleza, perdemos apenas para os EUA. Será que a nossa realidade está muito distante?

Mas, o que podemos fazer?

Infelizmente, para os que já estão depositados no meio ambiente, nada pode ser feito. Como eles são muito pequenos e estão altamente incorporados ao habitat e até nos tecidos dos seres vivos, não pode ser retirado sem um tremendo prejuízo ambiental, maior até do que ele próprio causa. Então, o que dá para fazer é a promoção da retirada gradual dessa substâncias. A UNILEVER, dona das marcas Dove, St. Yves, Ponds, declarou que possui planos de retirar totalmente essa substância de seus produtos até 2015 (http://www.theguardian.com/environment/2013/jan/09/unilever-plastic-microbeads-facial-scrubs). A L'Oreal se pronunciou dizendo que "não existiam provas de toxicidade desse produto" mas diante da publicação científica referente aos Grandes lagos Americanos (que teve MUITA repercussão) resolveu também retirar gradualmente a substância de seus produtos (não achei prazo para isso, maiores informações aqui: http://www.cbsnews.com/news/in-odd-twist-industry-agrees-to-ban-microbeads/), bem como Johnson&Johnson, Colgate (SIMMM, tem nas pastas de dente também!) e Procter&Gamble (Absorventes Always, Olay, Oral B, Pantene, etc). Então, parece haver um consenso entre as grandes corporações para a retirada gradual, já que cientistas e ambientalistas trabalham em conjunto para pressionar o mercado e expor o problema para o público consumidor. 

Existem produtos substitutos?

Na verdade SEMPRE EXISTIRAM!! Sementes de damasco, de maracujá, areia, sal marinho e açúcar, muitos componentes naturais podem ser usados como abrasivos em cosméticos. Acontecem que as micro-esferas de plásticos parecem ser mais "gentis" e foram substituídas em massa no lugar das outras coisas. mas o problema ambiental se mostra muito maior do que a necessidade de ser "gentil" com a nossa pele. Vamos e convenhamos né?

O que EU posso fazer a respeito?

Olha, eu posso dar umas dicas. Você pode REDUZIR os produtos. Você pode BANIR os produtos da sua vida, para sempre, até a substância sumir das prateleiras.

Tenho quatro produtos esfoliantes em casa no momento. São eles:

1. St. Ives Apricot Scrub: NÃO achei nenhum dos componentes plásticos neles. Fiquei SUPER-MEGA-FELIZ pois ele é muito eficiente, barato e gigante. Então, vai continuar da minha vida lindamente! Resenha aqui.    :)

2. Esfoliante Corporal NIVEA: ainda nem fiz resenha desse mas já vi que TEM. Então, vou usar até acabar, fazer a resenha e passar para outro. Ele é MUITO bom realmente, mas acho ate que posso passar a usar o St. Ives no corpo também.

3. O Boticário Nativa Spa Argiloterapia Pré-Shampoo Purificante: esse é meu queridinho de vida e já aviso que TEM. Eu realmente não sei como vou conseguir substituir ele, porque me adaptei demais ao tratamento dele no meu couro cabeludo naturalmente oleoso. É uma produto maravilhoso, realmente funciona, O Boticário é Cruelty Free e talz...mas tem. Então, ainda não sei como substituir ele, vou pesquisando e falando por aqui. Por hora, se eu tiver que apenas ficar com UM, eu ficarei com ele, porque faz uma diferença brutal na saúde do meu cabelo (agora sem outras químicas de transformação e precisando crescer forte). Resenha aqui, e tá com foto do rótulo.

4. Esfoliante para pés Natura Ekos Castanha: NÃO POSSUI! Aeeeeee!!!! Eu gosto bastante desse esfoliante, então, vai continuar sendo o oficial dos meus pés. Resenha dele aqui.

Outra que amo e  já usei, mas já acabou e não tenho como repor é o da URIAGE. Resenha aqui. Então ele TEM. Mas, não tem para vender no Brasil. E esse apesar de gostar muito, eu baniria da vida sem maiores problemas. Acaba que pro rosto e corpo o St. Ives e o Ekos Castanha resolvem, apenas o de couro cabeludo que está "pendurado"....

Então, espero que o texto esteja leve e esclarecedor. Não quero posar de paladina da "moral ecológica". Eu como carne, uso couro, uso gás para cozinhar meu alimento, sei de inúmeros problemas relacionados a minha simples "existência" na face dessa terra. E eu não gosto de radicalismos. Então, posso reduzir, substituir, banir certas coisa, tentar achar um equilíbrio nisso tudo. Vivemos de maneira MUITO exagerada, simples atitudes de redução de certas coisas já ajudariam imensamente. E ah...sabem as bolinhas dos absorventes que SUGAM o sangue e deixam a gente "sequinha"? São as benditas micro-esferas gente. E sabem as maravilhosas fraldas que absorvem o xixi dos nosso bebês e os deixam livres de assaduras? 

:(

Esse post terá que ser atualizado até o fim da existência do blog, hehehe. É imperativo agora, antes de eu comprar um produto, observar se tem ou não as micro-esferas de plástico. E vamos torcer para que ao longo dos tempos as marcas todas troquem ele por outras coisas tão eficazes quanto e muito menos problemáticas.

Agora, já que eu pedi para vocês separarem produtos no início do post de esfoliação PROCUREM (Amanda mandona) as micro-esferas e por favor POSTEM nos comentários se os produtos possuem ou não criaturinhas. Assim, criamos um banco de dados no blog de maneira colaborativa e todo mundo que entrar para ler a resenha vai poder checar nos comentários se o produto que eles querem comprar tem ou não. E ajudar na sua decisão.

Fontes: 

1. http://www.iflscience.com/environment/microbeads-soaps-facing-bans-due-great-lakes-pollution
2. http://www.cbsnews.com/news/in-odd-twist-industry-agrees-to-ban-microbeads/
3.http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/05/nova-york-pede-proibicao-de-microesferas-usadas-em-cremes-esfoliantes.html
4.http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/4074-por-que-as-microesferas-de-esfoliantes-estao-destruindo-os-oceanos-elas-estao-proibidas-em-estado-americano
5.http://en.wikipedia.org/wiki/Polyethylene
6.http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0025326X13006097



Beijinhos!

_________________________________________________________________________________

UPDATE em 16/07/2014!

Pessoal, acabo de receber dois links de petições importantes para aumentarmos a pressão sobre algumas marcas para a retirada do pequeno plástico dos produtos de beleza! Ajudem assinando!

1. https://secure.avaaz.org/po/petition/O_Boticario_Retirem_as_microesferas_de_plastico_de_seus_produtos_cosmeticos/sign/?agrTTbb

2. https://secure.avaaz.org/po/petition/Gisele_Bundchen_Nao_colabore_com_a_poluicao_das_aguas_fazendo_propaganda_da_OralB_3D_White/sign/?agrTTbb

E não esqueçam de deixar os produtos que possuem ou não o material na sua composição nos comentários!

Beijos!

4 comentários :

  1. Adorei o post, Amanda! Suuuper esclarecedor e colaborativo!!! =D Arrasou de novo, gata!!! Vou checar meus produtinhos esfoliantes e mando a lista!!! Mas sobre o absorvente, segue abaixo a dica para viver linda, feliz e de consciência tranquila:

    http://blogbellymama.blogspot.com.br/2013/09/mooncup-copo-coletor-menstrual.html

    Este é meu blog! =D Fique à vontade para passear por lá, vai ser um prazer recebê-la =D

    Beijos,
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, muito obrigada mesmo pelo apoio! Estou amando a sua força, hehehe! Seu blog é uma lindeza. Bjinhos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nem me fale Belis!!! Mas com o tempo estaremos livres desse material (oremos, rs)! ;)

      Excluir