Resenha: Geléia Vasenol


O produto sobre o qual eu vou falar agora tem uma daquelas histórias lendárias, que a tornaram um produto icônico no mundo. Isso acontece com algumas poucas marcas, aquelas que sua vó, sua mãe usaram e você está usando hoje, com fórmula inalterada, e que é meramente composta de poucos ingredientes, senão apenas um mesmo. Eu acho MUITO legal usar esses produtos, são soluções simples e que geralmente são multiuso, sem deixar a gente falida. 

Vamos começar pelo começo. Em meados de 1859, um químico americano de 22 anos chamado Robert Chesebrough foi trabalhar nos recém descobertos poços de petróleo do estado da Pensilvânia, onde iria buscar fazer fortuna com o novo "ouro-negro". Contudo, chamou a atenção do químico um subproduto da extração do petróleo que acabava ficando acumulada nas brocas de perfuração, e que ajudava a reparar os machucados das pessoas que trabalhavam nelas. Não demorou muito, ele enxergou nesse produto um potencial mercadológico imenso e trabalhou duro na sua purificação para a comercialização. Em 1865, Robert patentou o produto e o seu método de purificação chamando-o de "Vaseline".



A extrema confiança de Robert no produto fez com que ele divulgasse o produto em sua própria carroça, de porta em porta, de uma maneira inusitada: ele queimava a própria pele com algum tipo de ácido ou em chamas mesmo, e depois passava o produto em cima para demonstrar o seu poder regenerador. Existiam também machucados antigos já cicatrizados que ele mostrava que tinham sido curados pelo o que ele chamava de "wonder-jelly" ou "geléia-maravilha". TENSO, não? Haja confiança em uma pessoa só, heheh! Mas por favor crianças, não brinquem disso em casa, ok?

Agora olhem que LEGAAAAAAL os primeiros frascos onde eram vendidas a "Vaseline"!!! Eu AMO descobrir esses potinhos antigos, e anda tinham o sobrenome do criador!



Esses abaixo já mostram uma transição para os frascos da década de 50 a 70. 


Abaixo a versão latinha! Falem o que quiserem , mas eu acho um verdadeiro CHARME tudo o que é creminho vendidos em latinhas até hoje!




As propagandas da época, mostrando que servia até para cuidar dos bebês:


MUITO legal a história desse produto ein? Mas, quais são as propostas dele finalmente? O site em português fala o seguinte sobre a geléia Vasenol:

"Desenvolvida por meio do exclusivo processo de tripla purificação da Unilever, a Geleia é um eficiente oclusivo que forma uma barreira protetora contra os efeitos do clima, retardando a perda da hidratação natural da pele. A geleia multiuso composta de vaselina é ideal para a hidratação das partes mais secas do corpo, como joelhos, cotovelos e lábios ressecados"


A composição do produto não tem MISTÉRIO ALGUM: petrolatum PURO! Sim! O tão temido componente execrado na blogosfera, demonizado em cosméticos em geral. E aí criaturas, irão infartar agora ou daqui a 5 minutos? Rs.



A consistência é viscosa puxada para oleosa. Como o petrolatum não possui a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, a ação dela é de "escudo": fornece um suporte adicional para que a pele se recupere sozinha, por mecanismos próprios, dos possíveis traumas que ela sofreu. Nada não, nada não, a geléia de vaselina permite que a pele consiga maximizar a sua regeneração, diminuindo a influência dos agentes externos nela, especialmente aqueles em que causam a desidratação da pele. Então, ele é um produto do tipo "barreira protetora". Queimaduras, assaduras, ressecamentos, irritações, eczemas e descamações são facilmente contidas apenas com a ajuda de um escudo protetor. Não tem mistério algum, rs.



Como eu uso o produto? Estou gostando especialmente de usar nos pés e nas laterais da nádegas. São áreas problemáticas do meu corpo em termos de ressecamento. Mas não uso ele puro, embora não houvesse problema algum: gosto de usar os cremes que agem mais profundamente na pele, e finalizo o cuidado aplicando o "escudo" protetor. Ele não tem cheiro algum , é incrível, e também pode ser aplicado nas cutículas, lábios ressecados e até ser aplicado como demaquilante.  o.O

Folha desidratada e depois tratada com Vasenol. Incrível, não? Essa campanha foi lançada em 1969 e foi um marco promocional na história da "Vaseline".

Existem várias curiosidades relacionadas ao produto, mas uma delas me chamou muita atenção: durante a Segunda Guerra Mundial, um hospital registrou a cura de cerca de 75 pacientes utilizando apenas a geléia de vaselina e seus ferimentos. Outro dado impressionante: em 2005, mostrou-se que a cada 5 segundos um pote da geléia pura de Vasenol é vendida em algum lugar do mundo. Pronto. Cabou.

Comprei o meu pote por módicos R$ 12,00 na Drogaria São Paulo. Achei que demorou para eu conseguir ele aqui em Salvador, mas agora está mais fácil.

Esse produto entrou para a minha "lista infinita", assim como o Creme Nivea da latinha azul e o Bepantol. Nunca mais deixarei de ter.

Nem preciso dizer que gostei né?

Beijos!

PS: UFA, que post grande! Se você quiser saber mais sobre o produto e sabe ler em inglês, o site gringo da marca é sensacional: http://www.vaseline.us/Article/vaselinestory.html

_________________________________________________________________________________

UPDATE em 30 de maio de 2014!!!

Descobri VÁRIAS funções adicionais para esse "bombril cosmético", rrsrs:

1. Aplique na pele ANTES de colocar o perfume. O perfume irá durar mais;
2. Passe nos lábios e depois um batom por cima: vc acabou de criar um balm ou gloss colorido;
3. Passe nos pés à noite e bote meias para dormir. Quando acordar, estarão bem mais macios;
4. Aplique na bochecha e passe um tico de batom por cima: você acabou de criar um blush cremoso (quem nunca)?
5. Passe diariamente nos cotovelos e joelhos;
6. Se for viajar para lugares muito frios, aplique em todo o canto que a pele for ficar exposta;
7. Use para retirar cílios postiços;
8. Use para fixar as sobrancelhas com a ajuda de uma escovinha específica,
9. Aplique nos cílios para dar mais definição.

Pronto!

Beijos!

;)


8 comentários :

  1. Mulher tô doida pra experimentar, principalmente agora no inverno pensa-se que no sertão não faz frio(moro em Irecê) mas nessa época do ano as temperaturas caem e venta muito deixando minha pele do corpo que é seca, um horror. Semana que vem estarei aí na "civilização" e quero adquirir. Alguma dica de loja de cosmético boa em Salvador por que só Charlot não dá né? Um abraço Very

    ResponderExcluir
  2. Olá Very! Vá direto nas Drogarias São Paulo ou Drogasil! Ainda não vi essa geléia em perfumarias não. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Amanda o post foi grande porem muito rico em informação e gostoso de ler. Vc escreve muito bem. Parabéns ! Quanto ao produto tenho muita curiosidade em usar porque tenho partes do corpo ressecadissimas.Bjs Mara!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mara! Mas resenha boa tem que informar de verdade né?

    Bjinhos se joga!!!

    ResponderExcluir
  5. Comprei ontem e testei no cotovelo (que é minha área ultra-crítica)... E hoje de manhã ainda estava com o escudo firme e forte!!! Valeu a dica, Amanda!!! =D

    ResponderExcluir