Dicas para a manutenção de cabelos crespos/cacheados naturais

Hello!

Seguindo a excelente onda de deixar o meu cabelo respirar, ser livre leve e solto, sem químicas de alisamento, me deparei com novos produtos e técnicas para deixá-los mais bonito e autêntico possível, dentro da realidade de cada tipo de cabelo. O meu cabelo é um crespo cacheado fininho e apertadinho, ralo, tem uns 3 tipos de fios na mesma cabeça (1/3 pai, 1/3 mãe e 1/3 meu mesmo, ahahahah)! Vou dar umas dicas rápidas que estão ajudando a dar destaque ao meu new-black!



1. A primeira dica de todas, e uma das mais importantes: CORTE o seu cabelo. Não, não estou dizendo para você cortar joãozinho, fazer BC, ser radical, mas um corte bem feito já resolve cerca de 50% dos problemas do nosso cabelo. Sei que as meninas em transição vivem ou alisando na chapinha, ou de coque eterno, e outra já partem para tirar logo tudo de uma vez. Enfim, cabelos cacheado, crespos, volumosos, precisam ter os cachos bem distribuídos ao longo da cabeça. NADA de corte reto! Dê preferência a camadas, elas deixam o cabelo com um movimento mais bacana, sem aquele efeito "cabeça de playmobil". E ah, se possível procure alguém que corte os cabelo secos, cachinho por cachinho! Assim você não cai no conto do "fator encolhimento", dos cabelos crespos e cacheados, e na hora já vê o tamanho real que o cabelo vai ficar. 

2. Dilua o seu shampoo: eu ainda não sou adepta no low-poo ou no-poo, meu couro cabeludo é meio oleosos e eu gosto de usar sempre uns shampoos de limpeza profunda. Mas, como eu uso eles? Uso diluindo em um potinho de água e aplico diretamente no couro cabeludo. Os que mais gosto são o Pré- Shampoo Purificante de O Boticário (resenha aqui), seguido do Shampoo Fortalecedor Gota Dourada (resenha aqui). Depois de esfregar delicadamente o couro cabeludo, eu puxo apenas a espuma para o comprimento dos fios. Estou usando também uma linha sem sulfato que AMO, o Organix Morrocan Argan Oil (resenha aqui), alternando com os da linha Aromacologia da L'Occitane (resenha aqui). Ah, e nunca mais fiz uma hidratação de touca no cabelo. Acreditam? O cabelo natural deixa a vida mais prática! o.O

3. Use condicionadores ultra-NUTRITIVOS: Sim, estou falando em nutrição, não apenas em hidratação. A maioria dos meus condicionadores possuem óleos em sua composição. Isso ajuda demais a dar definição ao cachos. Exemplo são os de Argan da Organix, O Dove Nutri-Óleos (aquele bifásico, resenha aqui) e o Aromacologia da L'Occitane. O Aussie é mega-hidratante mas também tem na sua composição ingredientes nutritivos carros chefe, como o óleo de jojoba e o extrato de Aloe barbadenses.

4. Creme de pentear: aí e cada um com o seu cada qual. O meu preferido-imbatível-eterno, por enquanto, ainda é o Cachos da Pantene. Mas, nos cabelos naturais, precisei de uma força "extra" no creme: a adição de algumas gotas de reparador de pontas ou óleo de coco. Os meus preferidos para fazer isso são o Élseve Óleo Extraordinário da Lóreal (resenha aqui) e o Sérum Anti-Frizz Advance Techniques da AVON (resenha em breve). Testem essa dica e me falem se ajuda ou não...

5. Procure entender a interação do seu cabelo com o ambiente: assim, aqui agora em Salvador está um umidade terrível, chove toda hora. Então, meu cabelo seca igual ao um poodle, com pouca definição. E não adianta colocar um quilo de creme para contornar a situação. Nesses dias, ou nos dias de cabelo sujo+preguiça, eu apelo para um belo coque alto, acho sempre alinhado e bonito. Sem estresses, ok?

Ainda vou virar a rainha dos turbantes tbm! Me aguardem, hehehe!


Beijos!

2 comentários :

  1. Adorei amigaaa... No momento estou usando os produtos da linha pantene cachos belezas brasileiras. Estou atrás de um shampo de limpeza profunda pra usar de 15 em 15 dias. Tem algum indicado para cabelos cacheados? Bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usava e amava muito o antigo da Ox, mas vou testar o da Ecologie e falo por aqui depois, ok? Bjs! :*

      Excluir