Resenha: Hidratante Corporal Intensivo Neutrogena (Norwegian Formula)

Hello!

Um simpática leitora aqui do blog deixou a dica dos produtos que ela mais gostava de usar para combater a sua dermatite atópica, que causa sintomas parecidos com a pitiriase rosea como ressecamento, descamação e coceira da pele. Um dos produtos que ela citou e me deu vontade de experimentar foi o Hidratante Corporal Intensivo da Neutrogena.




O creme hidratante é completamente sem cheiro. Achei curioso isso, uso outras coisas "sem cheiro", mas que na verdade tem um cheiro de "remédio", hehehhe. Deve ser o cheiro dos componentes próprios sem a adição de fragrância, que é um dos componentes que provocam mais alergias em cosméticos para quem tem pele sensível. Como ainda estou pipocada de pitiríase (quase 4 meses já) to pegando leve nas loções muito cheirosas e dando preferências aos sem cheiro ou suaves. 

O que a marca diz sobre o hidratante:



Mesmo sendo indicado para peles secas, a fórmula não é pesada não. A Absorção até que e rápida. Pelo menos em minha pele do corpo super-seca, sedenta de creme, a coisa acontece tranquilamente.


Agora o problema é: ele não dá conta das áreas acometidas com pitiríase. Eu uso ele por cima do meu hidratante hiper-mega-power da Uriage (resenha futura) e nas partes onde não tem lesões a pele fica bem macia e nada gordurosa. A fórmula do produto parece ser a original da Noruega, país de origem da marca. Ela consiste basicamente de água e uma grande quantidade de glicerina, conhecido agente "atrator" de moléculas de água e por isso tem grande ação hidratante. Destaca-se na composição também o petrolatum (derivado de petróleo, umectante) e extrato de aveia.


Olha que engraçado essa ilustração bem didática para mostrar a afinidade da glicerina com a água:




A glicerina cria um depósito de moléculas de água no extrato córneo da pele (epiderme) contribuindo para a umectação local.  A imagem abaixo é de um ensaio publicado pela próopria Neutrogena e mostra os efeitos da glicerina na pele:



(clica que aumenta)

Então é isso meu povo, pele seca "normal" o creme dá conta, mas em peles acometidas por processos patológicos que provocam super-hiper-mega ressecamento ele é um co-adjuvante. Paguei R$ 29,90 na farmácia do Bompreço, achei amigo pela boa fórmula do produto. Ah, existe uma formula com fragrância, mas não faço idéia se o cheiro e bom ou não, hehehehe.

Beijos!



13 comentários :

  1. Amanda, já te falaram do cetaphil advanced? Tenho dermatite atópica e minha alergologista me indicou. Mega caro, já adianto. O bom é ver alguém que está indo para os EUA e pedir. Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  2. Ah! Para tirar as manchas.... depois que sarar, um ótimo opção pra tirar manchas sem correr risco nesse calor africano que é o verão daqui Salvador é usar hipoglós. Usei e funciona. É meio homeopático, demorado e tal... mas tira a mancha todinha. Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, demora quanto tempo aproximadamente?

      Excluir
    2. Olá tenho a dermatite atópica tô usando o cetaphil também,mais as manchas ainda continua o que faço? 😪

      Excluir
  3. Carol já ouvi falar sim desse Cetaphil! Mas ele é mega caro mesmo, vou comprar o normal na Feelunique que não pago o frete pelo menos...que pena que não tem essa versão lá....:/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, acho que seu rosto (sua pele e tals) lindo!
    Não tenho certeza, mas você comentou que no dia-a-dia só usa o pó da boticário no tom 05...
    http://belezadecreuzza.blogspot.com.br/2012/12/resenha-base-e-po-compacto-intense-de-o.html
    Você usa alguma outra base,pó ou corretivo para sair no dia a dia? Não gosto de sair sem usar nada e você é um modelo de pele bem feita para mim!
    Um beijo e aguardo ansiosa a resposta!

    ResponderExcluir
  5. Owm meu deus, kkkkkkkkkkkkkkk, eu acho minha pele a superfície lunar, heauheuaheuaeh! No dia a dia em casa, eu não uso nada. De dia para sair, apenas um filtro solar para pele oleosa (no caso agora o L'Oreal Toque Seco) e o pó por cima. O filtro solar serve de "primer" no meu caso, deixe a pele mais uniforme e livre de óleos. Com o pó por cima, fica parecendo que passei base e pó junto. Se quiser, passe um corretivo, é a coisa que mais dá dignidade no rosto (a ausência de olheiras). E também um rímel, uma camada bem feita, abre o olhar, já deixa com cara de mais "saudável". Quanto estou muito pálida, acabo usando também um blush líquido da Avon, cor Caramelo, fica com cara de "nasci saudável assim", ehhehe. Mas isso tudo é apenas quando tenho que sair de casa. Espero ter te ajudado, heheheh. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi conterrânea,

    O derivados de petróleo não são umectantes, petrolatos são oclusivos, atrapalham a umectação e emolência da pele. O petrolato é muito barato, por isso que as indústrias utilizam! Só fui aprender depois que usei o Cetaphil pele extra-seca. Uma verdadeira porcaria! Comecei a pesquisar substâncias!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Que boa informação! Mas o engraçado é que mesmo em dermocosméticos caros eles usam os derivados de petróleo. Tenho um óleo da Uriage que é praticamente óleo mineral puro! Dizem ser o menos alergênico também. Um dia ainda converso com um dermato sobre isso para esclarecer melhor as dúvidas. bjs!

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe usa o Epidrat corpo sem perfume,ela tem DA e tem alergia a tudo e esse ela usa sem problemas,custa por volta de 60,00

    ResponderExcluir
  9. Onde eu consigo encontrar este creme Uriage Xémose Creme Emoliente...não acho em lugar nenhum..

    ResponderExcluir