Receita: Escondidinho de Carne do Sol

Oi Gente!

Inaugurando finalmente a seção de receitas aqui do blog. Vou começar com uma receitinha simples e muito saborosa: Escondidinho de Carne do Sol!




A quantidade que vou colocar aqui serve para duas pessoas:

1/2 Kg de Carne do Sol (pegue uma de carne de primeira, tipo chã de dentro ou picanha).
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de manteiga/margarina
Óleo de oliva que baste para selar a carne do sol
1 kg de aipim/macaxeira descascada e lavada
1 pacotinho de queijo ralado ou em fiapos (de boa  qualidade) de 50g
150 ml de leite de vaca (pode variar um tico)
100 gr de queijo mussarela

Modo de preparo:

Corte a carne do sol em tiras e depois em cubinhos nem muito grandes e nem muito pequenos. Coloque essa carne dentro de uma panela com água e deixe ferver por 4 minutos, depois repita o processo com uma água nova. Enquanto a carne ferve, coloque o aipim dentro de uma panela de pressão, e deixe 10 minutos após começar a "chiar". Ele precisa ficar BEM mole, desmanchando mesmo. Retire cuidadosamente da panela de pressão. 

Coloque uma frigideira no fogo e deixa ela esquentar uns 30 segundos sem óleo. Acrescente um pouco de óleo de oliva e deixa esquentar um pouco. Mas tem que ser POUCO ÓLEO, ok? Só então acrescente os cubos de carne. O processo que descrevi antes é chamado de SELAGEM da carne, não é exatamente fritar. A idéia é deixar a carne tostadinha apenas por fora, mas macia por dentro. Não fica mexendo a carne, deixe ela dourar uns 3 minutos de um lado, e mais três minutos de outro lado. Você pode reforçar um pouquinho o óleo de oliva. Quando for virar a carne deve acrescentar uma colher generosa de manteiga ou margarina na frigideira, juntando as duas cebolas médias cortadas em tiras. Assim a cebola e a carne ficam com um caldinho "cremoso". Deixe a cebola apenas perder a acidez, não precisa ficar tostada não. Reserve. 

Coloque o aipim dentro do liquidificador aos poucos, e vá batendo acrescentando o leite de vaca líquido. Perceba que a consistência final precisa ser de um pirão, ou seja, MOLINHO, e não de "purê", que é mais consistente. Então vai controlando aí, se precisar colocar mais um tico de leite, coloque. Em uma panela grande coloque duas colheres de margarina/manteiga e jogo todo o pacote de queijo ralado dentro. Vá mexendo até meio que derreter o queijo. Acrescente todo o pirão batido e vá refogando por cerca de três minutos. Reserve. 

Pegue um refratário que pode ir ao forno e coloque toda a carne do sol frita. Depois pegue toda a cebola da frigideira e deposite por cima dessa carne, formando uma "cama". Aí acrescente todo o pirão de aipim, alisando até ficar bem bonitinho. Cubra a frigideira toda com o queijo mussarela e leve ao forno até derreter o queijo. Agora tire, coma e vá ser feliz!!!! Eu gosto de comer acompanhado de arroz branco e de uma saladinha (da sua preferência). 

PS: Você pode usar junto com a carne do sol a linguiça calabresa ou a josefina, e também a carne de fumeiro: fica DIVINO.

Beijos!




2 comentários :

  1. Huuummm, que delícia! Eu preparo apenas com a carne do sol, não uso calabresa. Tudo de bom! Bjus

    ResponderExcluir